Monday, March 06, 2006

A Ingrata Infância de Scarlet Brown

O sol tão branco do nascente era uma delícia aos olhos de Scarlet. Todos os dias ela levantava-s com a antecedência suficente para poder subir a colina de Devil's Floor para poder ter uma vista priveligiada sobre o nascer do sol. E ali ficava. De costas voltadas para oeste, como que renegando com superioridade aquele aglomerado de casas de madeira a cair, onde morava. Por alguns minutos. Tudo seria luz a conquistar terreno às trevas, e estas a fugir como só o diabo foge da cruz. Depois da conquista, a luz instalar-se ia como um novo tirano tão sofrega de poder e vida como a própria escuridão. Depois de ver desaparecer os últimos suspiros da noite, Scarlet descia a colina de regresso Devil's Floor.

Scarlet Brown agora nos seus 8 anos tornara-se uma rapariga de feições adoráveis, pelo que Mrs Stone não se cansava de a admirar e cuidar com todos os meios que tinha. Tinha uma forte cabeleira castanho-avermelhada, motivo pelo qual sua falecida mãe, Mrs Brown, se decidira por lhe dar aquele nome. Mr Brown e o irmão Tom Brown estranharam, pois os Brown eram por norma sempre morenos. Tom Brown espicaçava o irmão dizendo: "O raio da tua mulher traiu-te com o diabo". Apesar de Mrs Stone dar todo o carinho que a sua avançada idade ainda lhe permitia a verdade é que Mr Brown roubava-lhe uma boa parte do tempo, especialmente desde que partira uma perna no campo e se recusara terminantemente a ir à cidade mais próxima tratar-se, coisa que jamais poderia faezr decentemente em Devil's Floor. Se o velho não fora por simples teimosia ou por temer encontrar-se com um dos filhos era segredo que ele levaria para o túmulo. Scarlet era agora a última coisa que lhe restava: ajudava-o no trabalho e na lida da casa. Porém nunca lhe agradecera com um mínimo gesto de carinho, apenas com meia dúzia de palavras secas.
Scarlet por vezes lá desencantava tempo para estar com Whiteless, a única criança á excpeção dela em Devil's Floor. Apesar de ser rapaz e um bocado bruto (e estúpido também, pensava Scarlet) conseguia ser uma boa companhia. Claro que quando Mr Brown o apanhava a jeito punha-o a trabalhar no campo, porque o rapaz até tinha bom corpo apesar de cheirar mal que nem um camelo. Quem também o ajudava era o seu irmão Tom. Este apenas dava o seu máximo de enchada em punho e reclamava da comida de Scarlet, pelo que de resto nunca falava. Escapava-se de quando em vez á cidade a fim da matar a fome de alcool, o que era um alívio para as crianças que não gostavam nada dele e Mrs Stone que o achava um tanto perigoso.
Porém Scarlet nem se queixava. De vez em quando ficava com a lágrima ao canto do olho quando o pai ou o tio eram mais ríspidos. Quando estava com Mrs Stone desforrava-se nos seus mimos, e nas brincadeiras com Whiteless que a achava muito mandona. Mrs Stone contava-lhe histórias antes de adormecer de como era belo o mundo para além daquela clareira de nada no meio de coisa nenhuma, e que toda a gente dizia pertencer ao diabo. As histórias acabavam quase sempre com o irmão da princesa a vir salvá-la das terras infernais da bruxa má. E Scarlet não se esquecia disso. Assim como não esquecera o dia em que os irmãos tinham partido. Ficara triste. Mas não chorara. Gostava muito deles, mas Mrs Stone insistia sempre que pelo menos um deles havia de voltar. Por isso sonhava com o sol branco a roubar-lhe os irmãos, e por isso ia todos os dias vê-lo nascer talvez na esperança que ele os devolvesse.
Era dura a vida em Devil's Floor, não o seria menos para aquela que ironicamente era chamada de a filha do diabo. Mas muita mais poeira havia de ser levantada antes daquela clareira de nada no meio de coisa nenhuma sufocar ao abandono.

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

tao isto n continua pah!?
Abraço...

9:09 PM  

Post a Comment

<< Home